Quem sou eu

Minha foto
Sou Historiadora, minha missão é a educação para uma consciência histórica mais livre e esclarecida.Acredito que cada um faz sua História, mas se acreditar em Deus contribuirá para construir a História de um mundo melhor. Acredito em Deus e na força do seu poder.

Minha História começa no ventre de minha mãe

Sou filha de dona de casa com foguista, uma profissão que não existe mais, por causar riscos à saúde, como causou em meu pai, que se tornou comerciante em seguida. Fui alfabetizada com a caneta e papel de embrulho, às vezes escrevendo no chão com letras e desenhos, meu primeiro mestre foi ele, que apesar de não concluir os estudos, sabia ler e fazer cálculos de dar inveja a muitos matemáticos, e com método sábio me ensinou as lições da vida, deixando claro que precisava estudar para "não dar murro em ponta de faca". Estudei em escola pública e hoje sou professora na mesma escola em que estudei. Meu sábio pai se foi, mas com o que aprendi driblei as dificuldades, fiz a universidade e continuo acreditando que a educação nos ajuda a conquistar nosso espaço, com ajuda do nosso Criador, Jesus, que sempre me ajuda quando não estou dando conta do que me é proposto, é um conselho, quando não conseguir compreender as aulas e saber o porquê das coisas peça ajuda Dele, ele estará pronto para ajudar e realizar a tarefa conosco!

Que bom que passou por aqui!

É muito bom podermos compartilhar boas idéias e informações. espero que gostem do que irão ler.

Minha Galera do Coração

Postagens populares

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Google

MEU HIPERPORTFÓLIO
CATARINA MOREIRA

Portfólio

Criando um portifólio em hipertexto – o seu hiperportifólio



O curso de tecnologias na Educação: ensinado e aprendendo com as TICs, iniciou – se sobre a tutela da Professora Dalva. No NTE de Benevides aconteceu o primeiro encontro, onde foi-nos apresentado a estrutura e organograma do curso, ficando esclarecido que teríamos aula presenciais e atividades à distancia. Nas aulas presenciais a formadora, trabalhou inúmeras atividades sempre proporcionadas troca de experiências, incluindo comunicações, apresentações e debates entre os alunos do curso, não consigo participar de todo os encontros, porque são marcados em dias de aula na escola. Nas atividades a distância estive a nossa disposição canais de comunicação, como Fórum, funcionando como meio de dialogo e troca das informações, biblioteca para postagens de trabalhos, .
Iniciamos o primeiro módulo- Educação Digital, onde desenvolvemos a reflexão de “Quem sou eu como professor e aprendiz”, refletindo sobre minha prática pedagógica com relação as mídias, tem este, pensando o texto “ As sereias do ensino eletrônico” foi realizado a Atividade uma discusão de como as mídias vem assustando e encantado gentes de todas as idades e meios sociais, e que por isso não pode ficar fora do espaço de aprendizagen de nossos alunos, mas sim serem exploradas de forma a ampliar seus conhecimentos e contribuir para um melhor aprendzado em todos os níveis do ensino.
Para realizar as primeiras atividades da terceira unidade, por sinal a mais trabalhosa e também interessante, utilizei o Portal do Professor , para acessar alguns sites com o objetivo de conhecer – experiências e práticas educacionais com sugestões de aulas nas diferentes disciplinas. Depois de escolher aquela que mais se encaixou na minha disciplina, foi elaborado um fichamento com breve síntese expressamente minha opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Foi feita uma pesquisa de trabalhos com projetos de professores de diversos cantos do Brasil usando as mídias, muitas experiencias que deram certo e promoveram cidadania a muitos brasileiros, esse material foi encontrado em vários “mares” na internet. Essa atividade foi postada na Biblioteca do material do aluno e foi divulgada em meu blog para cumprir a atividade “Divulgando a Pesquisa”. Eis o esboço do projeto:
CURSO: APRENDENDO COM AS TIC’S
CURSISTA: CATARINA MOREIRA
COMENTAR REPOSITÓRIO DE MATERIAL DIGITAL
ATIVADADE 3.3
O desenvolvimento dessa atividade foi muito interessante. Entrei por “mares nunca dantes navegados” e explorei riquezas apreciáveis. Saí do porto de Google em direção aos "mares" da plataforma do MEC e percebi que existem diversos cursos de capacitação para professores da rede pública. Infelizmente muitas das vezes essas informações não chegam até nós, professores, e isso complica nossa vida, porque existe a vontade de se habilitar para o uso dos equipamentos que a escola dispõe, mas não sabemos como utilizá-los, claro que também a culpa é um tanto nossa porque precisamos estar nos atualizando através dos sites de educação. Mas, vamos adiante. Do MEC parti rumo ao Portal do Professor onde explorei também sábias riquezas no espaço sala de aula, jornal do professor, recursos materiais, na plataforma freire, e muito mais. Em continuidade às “grandes navegações” partir para novos portos de informações e alcancei as terras do conhecimento em vídeos-aulas de História, minha praia, e outras áreas do conhecimento, como a Cinemática de Física, material muito interessante para uso em sala de aula e de informática. Parti em seguida para os portais de conhecimento de projetos de mídia na educação, e vejam o que encontrei como resultado de um intenso trabalho realizado por professores, um site com projetos e reflexões sobre o uso das mídias na educação, muitas dicas e auxílio para nossos trabalhos com material digital, aprecei a aula do Boris Fausto sobre Regime Militar, um material muito necessário para uso, analisei ainda um material musical dos anos 70 a 80, a música protesto contra a Guerra sobre a MPB no contexto da Ditadura, outro material super para aulas de História e outras. A Wikpédia é um site que nos leva a muitas opções de materiais digitais, navegar por ela é muito prático e interessante, existem muitos link’s a acessar, bem como o youtube, rico em material digital visual e auditivo para uso em aulas diversas com assuntos diversos.Esses foram alguns dos produtos multimídias que analisei.
As experiências adquiridas ao longo desse curso têm sido muito importantes para o planejamento das atividades do novo ano letivo. Acredito que as aulas serão mais interessantes para os alunos e mais criativas para mim.
Foi solicitado também como atividade a criação de um portfólio em hipertexto, o meu hiperportifólio, Este hiperportifólio está sendo registrado no editor de texto do meu blog.
Em seguida foi proposto em dupla a Planejando uma atividade com hipertexto ou internet, para serem desenvolvidas com alunos que poderiam utilizar qualquer recurso estudado anteriormente na internet. Esse projeto está em fase de elaboração para em seguida ser postado pelas professoras Raimunda Paixão, Socorro Cunha e Catarina Moreira, jé postei uma resenha do que penso podermos melhorar ou mudar para em seguida ser postado.
Esse curso está sendo de fundamental importância pois, como fá escrevi em outros momentos, o papel do professor no aprender com as mídias requer deste um desempenho tanto no ensinar como no seu aprender. Nosos alunos estão conectados com os mais variados tipos de mídias, o que os coloca em maior vantagem em nível de entendimento, em muitos casos, se não nos inovarmos e trazer esses recursos para o cotidiano de salas de aula, as aulas não mais serão espaços de atrativos para esses alunos. Além do mais em nossas propostas político-pedagógias estamos nos propondo a preparar este aluno para o mercado de trabalho e para a vida. E em tudo estamos precisando conhecer e usar tecnologias, nos caixas eletrônicos, em lanchonetes, e muitos outros espaços, além do mercado de trabalho exigir domínio dos conhecimentos de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário